Participação Popular

07/11/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

07/11/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular | CNH sem autoescola?

O processo para tirar carteira de habilitação deve passar por mudanças radicais. A principal delas é o fim da obrigatoriedade de estudar em uma autoescola antes de fazer os testes teórico e prático no Detran.

O governo argumenta que um dos objetivos das mudanças é baixar o custo para quem precisa tirar a CNH. Em alguns estados, o valor pode chegar a quase 5 mil reais. Segundo o Ministério dos Transportes, ao modernizar e baratear o processo, mais pessoas deixarão de dirigir sem habilitação. A estimativa é que hoje, 20 milhões de brasileiros dirigem moto ou carro, sem carteira de habilitação.

Mas muitas dúvidas ainda persistem. Acabar com a obrigação de fazer curso numa autoescola pode impactar a segurança no trânsito, e no número de acidentes? Como fica o processo de aprendizagem e de formação dos novos condutores?

O Participação Popular discute o tema com os seguintes convidados:

➡ Joaquim Loiola, do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos Automotores do Distrito Federal (Sindauto-DF);
➡ Eduardo Biavati, especialista em educação para o trânsito;

➡ Marcelo Araújo, da Federação Nacional das Associações de DETRAN - FENASDETRAN;
➡ Deputado Leônidas Cristino (PDT-CE); e

➡ Alan Germano, presidente do Sindicato dos Instrutores e Empregados em Auto e Moto Escolas do DF - SIAME-DF.

Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Mande a sua mensagem, a sua pergunta pelo canal da TV Câmara no YouTube ou pelo WhatsApp: (61) 9 9620-2573.

Apresentação: Jaciene Alves
Direção: Jackson Vilella
Produção: Danielle Vaz

Equipe externa:
Repórter: Raissa Lomonte
Produção: André Lage e Júlia Lopes*
Cinegrafista: Claudio Adriano Silva
Auxiliar: Alessandro
* (Estagiária sob a supervisão do Núcelo de Programas da TV Câmara)

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES